O livro Entre Sábias e Bruxas: : Reflexões sobre a Complexidade da Experiência Feminina reúne sete crônicas inspiradas no universo feminino, uma experiência que exige tanto sabedoria e prudência quanto ousadia e atrevimento. Em pauta, um passeio pela efervescência das músicas inspiradas por tipos femininos que se tornaram imortais, o relacionamento abusivo que marcou para sempre a vida de Dona Maria, a coragem de Lote, o desprezo inspirado pelas mulheres feias, a dissimulação e duplicidade das sonsas, a dimensão mística que habita e anima a feminilidade em seu nível mais básico, a visita inesperada da morte e, finalmente, a cumplicidade e confiança que abrem portas a confidências e confissões. Com exceção das duas últimas crônicas, ambas inéditas, as outras cinco foram publicadas na Revista Vida Brasil entre 2012 e 2017.
A crônica "Mulheres Cantadas" (2012) convida o leitor para parar e pensar. Afinal, como a mulher tem sido descrita na música popular desde a década de 1920 até o início do século XXI? Do pudor à sexualidade explícita nos anos 80 até a representação da mulher da laje, essa jornada destaca a transformação do feminino no tempo.
"Dona Maria" (2017) revela a história de uma desilusão amorosa marcada por um relacionamento abusivo. Destaque para a coragem que floresce mesmo nas adversidades mais sombrias, sugerindo a preservação das lembranças de Dona Maria como uma forma de manter viva sua história e esperança.
"Mulheres Feias" (2013) aborda a delicada questão da desvalorização feminina baseada unicamente no critério da aparência. Transitando entre preconceitos e hipocrisias, a crônica destaca a necessidade urgente de se repensar, cada vez mais, padrões estreitos de beleza perpetuados pela sociedade.
"Lote" (2012) transporta-nos para a vida de uma judia alemã que sofreu na pele as consequências da Segunda Guerra Mundial e que encontrou no Brasil uma vida nova que incluiu o amor e a superação. Esta crônica destaca a vitalidade de Lote, mesmo diante das adversidades e ainda a vivência de uma última história de amor.
"A Sonsa" (2012) traz à luz as artimanhas de uma personalidade dissimulada, explorando as complexidades das relações interpessoais com um tom irônico e bem-humorado. Que tal desmascarar as sonsas?
A Pombagira (2018) dá testemunho de uma história vivida nos idos da década de 1980. Em pauta meu namoro com Ricardo e a grande surpresa que tive ao descobrir que ele se dedicava às chamadas ciências ocultas. Afinal, foi mesmo um encontro com ela, a Pombagira, essa insuperável dimensão de um feminino sedutor que, definitivamente, não se deixa conquistar por ninguém.
"A Morta" (inédita) relata o impacto de Camila ao descobrir a morte inesperada de sua vizinha Suzana. A trama explora a serenidade de Sílvia, amiga da falecida, diante da morte, e revela os dramas familiares de Suzana. A crônica destaca a inesperada forma como a morte se manifesta, criando uma atmosfera propícia à contemplação dos mistérios da existência humana.
"Confidências e Confissões" (inédita) convida à reflexão de temas como a maturidade dos sessenta anos de vida, celebrando a sabedoria adquirida, a autenticidade expressa no vestuário e a valorização das relações de amizade.
O livro “Entre Sábias e Bruxas: reflexões sobre a complexidade da experiência feminina” é um convite à exploração das múltiplas facetas que compõem a feminilidade. Em cada crônica, vão expostas experiências únicas que talvez sirvam para enriquecer nosso entendimento sobre as mulheres, esses seres de Vênus, que podem ter também muito de Marte, e que, afinal, são nada menos que a metade do mundo.
Boa leitura!
Disponível em AMAZON